Dia do Técnico e do Médico Radiologista: a Konica Minolta parabeniza todos os profissionais da área

Dia do Técnico e do Médico Radiologista

Dia do Técnico e do Médico Radiologista: a Konica Minolta parabeniza todos os profissionais da área

Dia do Técnico e do Médico Radiologista: a Konica Minolta parabeniza todos os profissionais da área 500 281 Konica Minolta

A data 8 de novembro é muito especial para a área de radiologia e diagnóstico por imagem: celebra-se o Dia Internacional da Radiologia, o Dia do Técnico e do Médico Radiologista. A Konica Minolta parabeniza todos os profissionais, e se sente honrada em fazer parte deste grande marco para a saúde. 

Uma breve história sobre a radiologia

A história da radiologia começou em 1895, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen radiografou pela primeira vez a mão de sua esposa – o processo demorou cerca de 30 minutos. 

O físico chamou a descoberta de raios X, porque a letra em ciência indica algo desconhecido. A experiência foi um grande marco para a medicina, que atualmente dispõe de soluções avançadas para as captações de imagens para diagnósticos.

A técnica veio para o Brasil dois anos depois, e quem a trouxe para o país foi o médico José Carlos Ferreira Pires. Com o tempo, os equipamentos foram evoluindo e novas técnicas colocadas em prática; uma delas é a Abreugrafia, que foi realizada por Manuel de Abreu – o método de radiografia do tórax foi reconhecido mundialmente. 

Outros médicos e engenheiros acabaram criando novas técnicas de diagnóstico que vão além da radiografia. Foi aí que surgiu a ultrassonografia, densitometria mineral óssea, tomografia computadorizada e a mamografia, por exemplo. 

Todas essas descobertas mostram como o radiologista merece ser exaltado. A precisão das imagens e a correta interpretação dos casos e das imagens são elementos fundamentais para ajudar a salvar a vida do paciente. E é uma história que continua em evolução conforme o avanço da tecnologia e novas descobertas.

A Konica Minolta passou a fazer parte dessa história em 2011, com o lançamento do AeroDR, um sistema de radiografia digital tipo cassete. De lá pra cá, procuramos inovar cada vez mais nossas soluções de radiologia e o diagnóstico por imagem.  

Dia do Médico Radiologista é lei recente no Brasil

Em maio de 2015, a Lei 13118/2015 foi assinada pela então presidente Dilma Rousseff e pelo ex-ministro da saúde Arthur Chioro – ela decreta a data de 8 de novembro como o Dia do Médico Radiologista em todo o país. 

E 8 de novembro não foi escolhido aleatoriamente; nesta data, em 1895, foi o dia em que Roentgen descobriu os raios X, e que veio a receber um prêmio Nobel por isso. 

O Projeto de Lei foi de autoria do ex-Deputado Federal Dr. Eleuses Paiva, que chegou a justificar que a radiologia é fundamental na realização de estudos e divulgações de novos meios de diagnóstico por imagem. ”Homenagear o Médico Radiologista é um ato de reconhecimento da relevância dos serviços prestados por esses profissionais para a saúde e medicina”, argumenta o texto do Dr. Eleuses.

A Konica Minolta deseja um feliz Dia do Técnico e do Médico Radiologista – contem sempre com o nosso empenho para facilitar o seu dia a dia! 

    Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.