Konica Minolta na Interação Diagnóstica

Konica Minolta na Interação Diagnóstica

Konica Minolta na Interação Diagnóstica 1000 614 Konica Minolta

Em um mês que é tão importante para nós, recebemos a honra e o convite para fazer parte da edição de outubro da revista Interação Diagnóstica. O assunto da vez é a família Delicata. Nossa Coordenadora de Produto no Brasil, Lívia Magnani, falou um pouco sobre as nossas tecnologias de ponta, destacando os recentes lançamentos da Konica Minolta: os mamógrafos digitais. Está imperdível! ??

Confira a matéria completa a seguir:

Konica Minolta busca atender às diferentes realidades do mercado brasileiro

“Faltava um player no mercado que pensasse em trazer para o país não apenas equipamentos pré-moldados do mercado americano, europeu ou japonês, mas sim soluções para atender diferentes nichos do mercado brasileiro”.

A afirmação é da Coordenadora de Produto da Konica Minolta do Brasil, Lívia Braga Neves Canto Magnani, responsável pela área de mamografia e integrante do grupo de marketing. Entre os fatores que precisam ser repensados e contemplados pela indústria de mamógrafos, está a grande desigualdade na distribuição desses equipamentos pelo país e na falta de acesso de grande parte dos brasileiros as tecnologias de ponta.

Ao ID Interação Diagnostica, Livia Magnani destaca os recentes lançamentos da Konica Minolta os mamógrafos digitais Delicata Evolution DR, Delicata DR e Delicata DR DBT, que suprem diferentes necessidades de atendimento e capacidades de investimento. E que, além disso, trazem mais conforto à mulher por contar de uma exclusiva tecnologia que diminui o desconforto da compressão das mamas durante o exame.

Ao lado dessas tecnologias de ponta, afirma que a Konica Minolta faz questão de manter no mercado um modelo de mamógrafo analógico que pode ser digitalizado, o Delicata Evolution. “Com esse portfólio, conseguimos atender um público amplo, diversificado e alocar a mamografia também em cidades pequenas, com menor capacidade de investimento, evitando que as mulheres tenham que viajar horas a fio para fazer o exame”, pontua.

ID – A Konica Minolta lançou recentemente vários produtos direcionados à saúde da mulher e estamos também nos aproximando do Outubro Rosa. Quais produtos foram lançados?
Lívia Magnani – Há mais de sete anos a Konica Minolta trabalha com mamógrafo analógico e viu, além de uma oportunidade, a necessidade de manter uma plataforma analógica no país. Além disso, no final de 2021, pensando em complementar esse portfólio para a saúde da mulher, lançou uma família de três modelos de mamógrafos digitais para atender à pluralidade do mercado brasileiro. O Brasil é um país muito diverso, com diferentes realidades e necessidades, por isso trouxemos para o mercado diferentes soluções de mamógrafos.

ID – Os três produtos lançados, o Delicata Evolution DR, o Delicata DR e o Delicata DR DBT já são comercializados no Brasil?
Lívia – Sim, já estão disponíveis e sendo comercializados. Obtivemos a certificação da ANVISA há alguns meses. A Konica Minolta também tem um diferencial, que é dispor de equipamentos a pronta entrega. Ao contrário do mercado, não estamos reduzindo estoques e fazendo vendas sob demanda. Nosso propósito é atender às necessidades imediatas dos nossos clientes e reparar os equipamentos danificados em curto espaço de tempo para minimizar os impactos em termos de assistência, principalmente nas áreas mais remotas do país.

ID – Como tem sido a receptividade a esses produtos e qual é o foco da linha de mamógrafos digitais?
Lívia –
Excelente, a procura por soluções para a saúde da mulher está aumentando. Faltava um player no mercado que pensasse em trazer para o país não apenas equipamentos pré-moldados do mercado americano, europeu ou japonês, mas soluções para diferentes nichos do mercado brasileiro. A família de equipamentos da Konica Minolta começa com o mamógrafo de plataforma analógica, o Delicata Evolution, que pode ser digitalizada tanto com CR quanto retrofit. Um dos mamógrafos digitais é focado em screaning, somente para mamógrafa 2D. Trata-se de uma plataforma não escalonada, que atende os clientes que querem uma tecnologia digital, mas não necessitam ou não podem investir em tecnologias mais sofisticadas. A seguir, temos uma linha Premium, um mamógrafo escalonado que pode começar com 2D e ser complementado com recursos como a tomossíntese, estereotaxia, biópsia guiada por tomossíntese e contraste. Existe a opção também de comprar um equipamento que já sai da fábrica com todas essas configurações.

ID – Essa nova linha é acessível os serviços com menos recursos econômicos?
Lívia –
Sim, não podemos esquecer que existe uma desigualdade muito grande na distribuição de mamógrafos no país e que grande parte dos brasileiros não tem acesso a tecnologias de ponta. Por isso, a Konica Minolta mantem uma plataforma analógica com digitalizadores de ótima qualidade, para atender o público para o qual a realidade digital ainda não chegou e talvez demore para chegar.

ID – A Konica Minolta tem fábrica de raios X e de mamógrafo também?
Lívia – Sim, esse é outro diferencial que trouxemos para o mercado. Nossa estratégia Konica Minolta é não ser apenas uma revendedora de produtos no Brasil, mas de fabricar localmente e adaptar os produtos às necessidades do nosso mercado. O foco da empresa sempre foi equipamentos de raios X, digitalizadores para raios X, CRs e placas DR. Mas decidimos complementar nossa atuação com mamógrafos que são montados na fábrica em Nova Lima (MG).

ID – Quais os benefícios dessa variedade de linhas para a saúde da mulher?
Lívia –
Pequenos estados e municípios fazem um grande esforço para levar mulheres para fazer mamografia em cidade maiores, onde existe um mamógrafo. Essas pequenas cidades não têm verba para adquirir um equipamento totalmente digital, então precisam de uma solução que traga custo e efetividade. Com essa estratégia, conseguimos alocar mamografia nas pequenas cidades com investimento menor. O ganho disso é que, em vez dessa mulher viajar por horas para fazer uma mamografia, – e muitas vezes acaba não fazendo por perder oportunidade de transporte ou porque o esforço é muito grande, – ela consegue ter na sua própria cidade acesso a uma mamografia de qualidade, a um diagnóstico preciso.

ID – Precisamos realmente olhar para esse problema. As pessoas não querem ser atendidas no SUS porque acham que tem menos equipamentos e que as mulheres não são assistidas, como no caso do câncer. Há um esforço real das empresas para oferecer equipamentos para a nossa realidade?
Livia – A Konica Minolta tem como missão salvar vidas. Independente da tecnologia que o cliente esteja comprando, temos o compromisso de agregar qualidade diagnóstica mesmo que o investimento do médico, da clínica, do hospital ou do serviço público seja menor. Em relação ao SUS, a Konica Minolta tem uma participação muito grande no mercado público há vários anos e se sente orgulhosa por fornecer soluções de qualidade, com ótimo custo e efetividade para este mercado.

ID – Essa nova geração de mamógrafos traz mais conforto para a mulher durante o exame?
Lívia –
A nossa família de mamógrafos, do básico a linha premium, trabalha com a mesma tecnologia, a SmartuPress, que faz uma compressão mais suave da mama durante o exame. A compressão é justamente o que causa o desconforto da paciente. Os novos mamógrafos permitem uma abordagem mais delicada e sutil. Tivemos a oportunidade de acompanhar o uso do nosso mamógrafo em um cliente e de conversar com as pacientes após o exame. O retorno foi muito positivo.

ID – Os mamógrafos da Konica Minolta têm tomossíntese, considerada uma evolução da mamografia?
Lívia – O mamógrafo Delicata DR DBT já vem com a tomossíntese embarcada e vai permitir que o cliente trabalhe com até 3 angulações diferentes: 15 graus, 24 graus e 50 graus. A plataforma de tomossíntese da Konica Minolta tem como opcional a biópsia guiada por tomossíntese, para visualizar lesões difíceis de enxergar na biópsia 2D.

ID – Existe previsão de novos lançamentos?
Lívia – O projeto da mamografia digital foi muito boem pensado e desenhado e a ideia da Konica Minolta não foi só realizar uma simples expansão de potfólio, mas iniciar uma longa caminhada com esse portfólio para a saúde da mulher. Iniciamos com os mamógrafos da família Delicata, mas novos lançamentos chegarão em breve, sempre pensando nesse olhar cuidadoso e delicado para a saúde da mulher, com soluções que pensam em inovação, mas também no custo efetividade. É muito importante para a Konica Minolta prover soluções adaptadas ao mercado brasileiro.